Amazing Carousel, powered by http://amazingcarousel.com


         NOSSA HISTÓRIA
 

Os Técnicos Agrícolas estão organizados em Sindicatos desde a década de 1980 em todos os Estados do Brasil, uma luta travada dia a dia a favor dessa categoria tão importante para economia do país. Lutar sozinho nunca foi fácil, mas unidos a luta passar ser de todos e a força ganha maior peso. Esse lema que norteia a união dos Sindicatos para a formação de uma Federação. Na década de 1990 os Sindicatos dos Técnicos Agrícolas das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, na época filiados à uma Federação, não concordando com a forma de trabalho dessa resolveram atuar novamente de forma isolada. Foram anos muito difíceis, sem uma Entidade que os representasse nacionalmente. Os anos passaram, a luta continuou e em 2005 lideranças dos Técnicos Agrícolas das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste constituíram a Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil –ATABRASIL. 

As associações agora tinham uma Entidade que as representasse nacionalmente, e foi nessa época que começou a luta pelo piso salarial da categoria e deu início a Criação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas. Uma nova Federação precisava nascer, não uma entidade centralizadora e sim uma organização transparente, democrática e que tivesse apenas o interesse em defender e lutar pelos Técnicos Agrícolas do Brasil.

E foi na Paraíba que tudo começou. Nos dias 28 e 29 de novembro de 2014, reunidos na capital João Pessoa, os representantes da ATABRASIL, lideranças de sindicados e associações dos Estado da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina começaram o debate para a criação da Federação dos Técnicos Agrícolas do Brasil (FINTA-BR), uma entidade livre de quaisquer amarras do passado e com visão para o futuro da categoria. Um ano depois, nos dias 6 e 7 de novembro de 2015, dessa vez em Parelhas, no Rio Grande do Norte, as lideranças sindicais promoveram a organização dos seguintes sindicatos: de Goiás (SINTAGO), Minas Gerais (SINTAMIG), Paraíba (SINTAG-PB), Pernambuco (SINTAG-PE), Piauí (SINTAPI), Rio Grande do Norte (SINTARN), Rio Grande do Sul (SINTARGS) e Santa Catarina (SINTAGRI) que começaram a agir juntos a favor dos Técnicos Agrícolas do Brasil.

Com a união desses sindicatos e pessoas de muita fibra, no dia 22 de julho de 2017 em Natal, no Rio Grande do Norte nasceu a Federação dos Técnicos Agrícolas do Brasil (FINTA-BR).

Uma Federação livre e legal que cumpre a PORTARIA Nº 501, que estabelece que uma Federação deve ter no mínimo 5 sindicatos filiados. A Federação dos Técnicos Agrícolas do Brasil possuiu hoje 9 sindicatos filiados, o que garante uma atuação dentro da legalidade e permite uma representatividade em todo país a favor dos Técnicos Agrícolas.

PORTARIA Nº 501







Untitled Document
 
 
INSTITUCIONAL
 
NOSSA HISTÓRIA
A FINTA-BR
 
 
ENTIDADES
SINDICATOS
 
PARCEIROS
ATABRASIL
TÉCNICOS AGRÍCOLAS
A PROFISSÃO
A CATEGORIA
 
 
ACONTECE
NOTÍCIAS
 
 
 
  FINTABR e todos os direitos reservados ®